Doe Sangue

Direção Geral: Caio Henrique
Direção de Fotografia: Bruno Pacine
Produção: Eduardo Sousa e Beatriz Garbin
Roteiro: Nicole Lima e Caio Henrique
Elenco: Julia Foti
Direção de Atores: Otto Blodorn
Direção de Arte: Mac Jhony
Assistente de Câmera: Adriano Mariotto
Ilustradora: Aline Pivato // Pivarts
Maquiagem: Evelyn Oliveira
Making of Vídeo: Renato Fernandes
Making of Still: Hélio Ribeiro
Eng. de Áudio/Mixagem/Masterização: Matheus Rosa
Bateria e Percussão: Matheus Machado

A Causa

Quem não pode doar? =(

-Pessoas com menos de 50kg.

-Menores de 16 anos, mesmo com peso, estatura e autorizações.

-Diabéticos (insulino-dependentes), por risco à própria saúde ao desbalancear a diluição dos medicamentos ingeridos.

-Quem sofria com convulsões, ao menos que não tenha mais recorrências num período de 3 anos após o cessar das medicações.

-Portadores de rubéola, que não tenham sido curados há pelo menos duas semanas antes da data da doação.

-Se vacinou? Então toma cuidado porque cada tipo de vacina gera uma restrição diferente no período para doar. Vacinas compostas de vírus ou bactérias vivos, precisam de um mês de intervalo. Para vacinas compostas de vírus ou bactérias mortas, o intervalo é de dois dias. Para as vacinas anti-rábicas, o período é de um ano.

-Quem passou por algum procedimento cirúrgico tem restrição de 3 meses a um ano, dependendo da gravidade da cirurgia. Para procedimentos dentários, o intervalo é de uma semana.
-Mães ainda amamentando, quando o parto ocorreu há menos de um ano.

Eu tenho tatuagem, não posso doar nunca mais?

Pode! Tatuagem e maquiagem definitiva requerem que se fique 1 ano sem doar. Já para quem tem piercing é mais complicado. Se ele foi colocado na mucosa ou genitálias, não é possível fazer doações (a não ser que ele seja retirado, nesse caso, é aguardado um ano). Mas se o piercing foi feito em outro local, deve-se esperar de seis meses a um ano até a doação.

Mas eu trabalho todos os dias da semana… o que eu faço, Sueste?

Há postos de coleta que abrem inclusive aos domingos, mas a CLT e a CLF garantem ao trabalhador 1 dia de abono justificável por atestado, para quem doar sangue.

Meu tipo de sangue não é compatível com o destinatário para quem eu iria doar, e agora?

Doe do mesmo jeito! O banco de sangue sempre precisa de reposição e por mais que não seja direcionado ao seu conhecido, ele entrará como crédito para ele no banco e ainda poderá salvar até outras quatro vidas!

E quanto sangue eu posso doar?

O cálculo é simples! Para homens são de 9 mL por kg e para mulheres, 8 mL/kg. Quando perguntarem seu peso na triagem, responde sem medo ou então se joga na balança ;).

Beleza! Vou doar! Como me preparo?

MARAVILHA! Recomenda-se:
– Ter uma boa noite de sono.
– Não fumar nas horas que antecedem a doação.
– Fazer um lanche leve antes de ir ao local da doação.
– Levar documento oficial, com foto.

Fonte: Fundação Pró Sangue; Hemocentro Usp; Hemoliga.

Muita gente nos perguntou o por quê de termos escolhido fazer o nosso primeiro vídeo-clipe abrangendo mais uma causa do que a própria banda. Acontece que, pra gente não fazia sentido que fosse feito de outra forma. Ser artista é ter responsabilidade absoluta sobre toda e qualquer ação que se faz. É ter a consciência de que vivemos para fazer nossa obra viver. Mas dar vida a uma fórmula vazia é se esquivar da oportunidade de construir algo que transcenda e supere nossa intenção.

Dentre todas as possibilidades, o que mais nos moveu no instante do planejamento, foi abordar a questão da doação de sangue. Esta escolha fez sentido pra gente, em conjunto com o Diretor Caio Henrique, por diversos motivos. O primeiro foi a baixíssima atenção que esta causa recebe, em detrimento da invariável e eterna atualidade dos problemas de estoque nos bancos de sangue. Não há quem não conheça alguém cuja vida foi salva pela doação de sangue, algum tio, primo, amigo ou colega. Independente da situação, como no clipe para o caso de doenças que necessitam de constantes transfusões ou no caso real mais próximo de nós, quando nosso estimado baixista, Renan Ribeiro, ficou entre a vida e a morte há alguns anos, mas conseguiu vencer aquele momento de dificuldade com a ajuda de todos que se postaram a fazer uma doação. Estar diante de uma questão tão relevante e não sazonal, nos fez ter certeza que era um caminho seguro de se seguir. O segundo motivo foi da relação que a causa tem, com a mensagem da música. Daqui pra Frente fala sobre se levantar e fazer a diferença, na sua vida ou na de outra pessoa, sobre ter esperança e trabalhar para que os cenários mais utópicos e belos, se tornem gradualmente de impossíveis para tangíveis e gradualmente, uma realidade. Esse sentimento de não conformismo se enquadra em diversas ocasiões da nossa vida, mas para esta causa, cai como uma luva.

Não temos a ambição de mudar o mundo com essa música, mas se de todos os milhares que já assistiram e ainda assistirão, uma pequena fração for tocada pela mensagem e se juntar a nós nessa causa, nosso dever será cumprido.

Apoio:

Dark Level
Hemoliga
MadSounds
615 Filmes
Pivarts
Sabor, Alegria & Cia
Estúdio 57
Matheus Rosa
iPhoneBest
@heliozera